segunda-feira, 6 de maio de 2013


Ashwagandha (Withania somnifera). Alivia a Fadiga e melhora o bem estar geral.

”, está incluída entre as ervas mais importantes da farmacopéia ayurvédica onde a planta tem sido utilizada há séculos para aliviar a fadiga e melhorar o bem-estar geral.

Nativa das regiões da Índia, norte da África e do Oriente Médio,  recebe considerável atenção científica, devido aos seus inúmeros benefícios terapêuticos. Contém alcalóides, esteróides, lactonas, ácidos graxos, aminoácidos e açúcares, o que faz dela uma planta renomada por seus efeitos rejuvenescedores, antioxidantes, anti-inflamatória,  anti-carcinogênica e antiestresse,  clinicamente comprovados.
Ashwagandha possui uma influência benéfica sobre o sistema nervoso, onde algumas pesquisas mostram efeitos sobre os receptores GABA, podendo ser utilizada por pessoas que se queixam de fadiga, estresse, dificuldade de concentração, insônia e ansiedade, melhorando significativamente a capacidade cognitiva cerebral e promovendo um efeito tranquilizante, amenizando os sintomas do estresse e insônia.
Em um estudo com homens acima de 50 anos, a Ashwagandha mostrou um significativo aumento da concentração de melanina nos cabelos e de cálcio nas unhas dos pacientes, o que faz dele uma fitoterápico com ação nutricosmética, atuando na diminuição do aparecimento de cabelos brancos e fortalecendo das unhas e cabelos.
Devido à potente ação antioxidante, Ashwagandha pode ter um efeito direto na limitação do crescimento de células cancerígenas. Como adjuvante no tratamento de pacientes submetidos a quimioterapia e radioterapia, a planta aumenta a sensibilidade das células cancerígenas aos efeitos da radiação e tem a capacidade de proteger as células saudáveis, desempenhando um papel importante na melhora da qualidade de vida destes pacientes.
As doses sugeridas, baseadas nos estudos variam de 300 a 1000mg de Ashwagandha diários do extrato padronizado, podendo ser divididas de 1 a 3 tomadas diárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário