quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

ALI­MEN­TO FUN­CIO­NAL - ­Quais os be­ne­fí­cios da li­nha­ça?

A li­nha­ça é um ali­men­to fun­cio­nal que quan­do in­ge­ri­do re­gu­lar­men­te ofe­re­ce ao or­ga­nis­mo mui­tos be­ne­fí­cios, en­tre ­eles for­ta­le­ci­men­to do sis­te­ma imu­ne, con­tro­le do co­les­te­rol e tri­gli­ce­rí­deos, pre­ven­ção de pro­ble­mas car­dio­vas­cu­la­res e al­guns ti­pos de cân­cer, me­lho­ra do fun­cio­na­men­to do in­tes­ti­no, au­xi­lio na es­ta­bi­li­da­de da gli­ce­mia nos dia­bé­ti­cos e na per­da de pe­so, con­tri­bui­ção pa­ra a di­mi­nui­ção da TPM e en­ve­lhe­ci­men­to pre­co­ce.



É con­si­de­ra­da fun­cio­nal por ser um ali­men­to mui­to ri­co nu­tri­cio­nal­men­te, po­den­do di­mi­nuir o ris­co de al­gu­mas doen­ças quan­do uti­li­za­da fre­quen­te­men­te. En­tre os nu­trien­tes es­tão: fi­bras, car­boi­dra­tos, pro­teí­nas, áci­dos gra­xos (ôme­ga 3 e 6), vi­ta­mi­nas B1, B2, C e E, mi­ne­rais co­mo o fer­ro, zin­co, só­dio, po­tás­sio, mag­né­sio, fós­fo­ro, cál­cio e ca­ro­te­no.



Exis­tem ­dois ti­pos de li­nha­ça, a mar­rom e a dou­ra­da. Nu­tri­cio­nal­men­te não há mui­ta di­fe­ren­ça en­tre as ­duas, a di­fe­ren­ça es­tá no cul­ti­vo. O sa­bor da dou­ra­da é um pou­co ­mais sua­ve que a mar­rom.



A atua­ção da li­nha­ça no ema­gre­ci­men­to es­tá as­so­cia­da prin­ci­pal­men­te ao al­to ­teor de fi­bras que pos­sui o que con­tri­bui pa­ra o au­men­to da sa­cie­da­de (re­du­ção do ape­ti­te), di­mi­nui­ção dos ní­veis de co­les­te­rol e re­gu­la­ri­za­ção do in­tes­ti­no.



É im­por­tan­te res­sal­tar que a in­ges­tão diá­ria de ali­men­tos ri­cos em fi­bras exi­ge o au­men­to da in­ges­tão de ­água pa­ra que o in­tes­ti­no fun­cio­ne ade­qua­da­men­te. A fi­bra ten­de au­men­tar o vo­lu­me do bo­lo fe­cal e se não hou­ver ­água su­fi­cien­te po­de pro­vo­car um efei­to con­trá­rio de­vi­do res­se­ca­men­to des­se ‘‘­bolo’’, que po­de se pren­der às pa­re­des do in­tes­ti­no e pro­vo­car inú­me­ros pro­ble­mas à saú­de.



Gi­se­le Gua­ri­no Cen­te­na­ro - acu­pun­tu­ris­ta e nu­tri­cio­nis­ta (Lon­dri­na)

Fonte: FOLHA DE LONDRINA – PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário