quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Desatenção e sol, os vilões do efeito-camarão

Eles se tornam tão presentes quanto o crustáceo que lhes empresta o apelido. Os “camarões” de praia – pessoas que exageram no sol e ficam com a pele irritada – são a face mais suscetível à chacota de um comportamento que, se repetido, pode levar a problemas sérios de saúde. Dermatologistas ressaltam que a reação da pele à exposição prolongada ao sol é, literalmente, o alerta vermelho para o veranista começar a se cuidar.




E essa é uma preocupação que deve permanecer inclusive em dias nublados, como os que têm ocorrido no Litoral do Paraná nos últimos dias. Cerca de 60% dos raios solares atravessam a camada de nuvens e são capazes de queimar.



Além da irritação, a superexposição ao sol leva à formação de bolhas e febre, capazes de encostar o veranista por vários dias em casa, longe da diversão da orla. O médico José Roberto Toshio Shibue, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Derma¬¬tologia – Seção Paraná, explica que a insistência embaixo do sol, além de perigosa, é ineficiente para uma boa parte das pessoas. “Uma pessoa com pouca quantidade de melanina [proteína responsável pela pigmentação da pele] não vai ficar bronzeada. Apenas ficar com a pele vermelha e se queimar”, diferencia.



Protetor solar

Para evitar o problema, Shibue chama a atenção para a indispensabilidade do protetor solar. O produto deve ser aplicado com 15 minutos de antecedência à exposição ao sol. Esse é o tempo mínimo necessário para que a pele absorva a loção e fique protegida. E depois, o frasco de protetor tem de ser um companheiro de areia. O produto precisa ser reaplicado de duas em duas horas, caso a pessoa suar muito ou entrar na água.



“Algumas famílias costumam usar o mesmo frasco para todo mundo. Mas é importante diferenciar os tons, a oleosidade da pele e a idade da pessoa”, salienta o dermatologista. Ele destaca ainda alguns cuidados adicionais: o uso de camiseta, boné e óculos escuros e a opção por não tomar banho de sol entre 10 e 16 horas.



Alguns veranistas, entretanto, precisariam de uma disciplina monástica para não ir à praia nesse horário. É o caso da assistente de comércio exterior Márcia Elis de Sá, 45 anos, e a sobrinha Daviane Maria Ferreira, 14 anos. A reportagem as encontrou ao meio-dia na praia de Caiobá, tomando sol sob um calor de 35°C. “A gente sabe que nem era certo estar aqui nesse horário, mas ficar em casa...”, compara Márcia, torcendo o nariz.



A dupla afirma tomar os cuidados com o sol. “Passamos o protetor em casa e usamos um fator [de proteção] maior para as partes sensíveis, como o rosto”, conta. Apesar disso, ainda ocorrem alguns “acidentes”. No momento da entrevista, Daviane usava uma toalha na altura das coxas, pois o sol estava começando a incomodá-la.



Cuidado redobrado com as crianças

As crianças precisam de atenção redobrada na hora de se expor ao sol. Além de ter a pele mais sensível, elas costumam correr muito e entrar várias vezes na água, diminuindo o tempo de eficiência do protetor. “Além disso, o ideal é que bebês com menos de seis meses de idade não fiquem nunca sob o sol”, complementa o dermatologista José Roberto Toshio Shibue, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Seção Paraná.



E, com a empolgação das brincadeiras, reaplicar o protetor tende a se tornar uma tarefa desagradável para as crianças, que costumam protelá-la. O militar Robson Fritz, 38 anos, precisa montar uma verdadeira operação de guerra com a esposa, Fernanda Marques, 32 anos, para que o filho Matheus, 3 anos, fique sempre protegido. “Às vezes ele fica inquieto, tenta escapar. Então a gente explica que precisa passar para não doer depois”, relata Robson. Outra estratégia é aplicar a proteção no mar, com a água pelos tornozelos, para que o filho se distraia durante o processo.



Consequência

Casos de câncer de pele aumentam

O câncer de pele é o tipo de neoplasia mais frequente no Brasil, respondendo por 25% de todos os tumores malignos registrados no país. A exposição ao sol é o principal fator causador, com destaque para os trabalhadores rurais e os adeptos do bronzeamento. O dado é do Instituto Nacional do Câncer, ligado ao Ministério da Saúde.



De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a incidência de câncer de pele vem aumentando no Brasil. Anualmente, a entidade promove campanhas de prevenção com consultas grátis. “Nos primeiros anos, diagnosticávamos o câncer em menos de 10% dos exames. Agora estamos próximos dos 15%”, situa o dermatologista

José Roberto Toshio Shibue, representante paranaense da instituição.



Cuidados

Saiba como se prevenir e tratar as queimaduras provocadas pelo sol:

Prevenção

• Use bloqueador solar. Não esqueça de aplicar em partes sensíveis, como orelha, pescoço e peito do pé.

• Evite exposição ao sol entre 10 e 16 horas.

• Use chapéu, óculos escuros e camiseta.

• Não esqueça que, mesmo em dias nublados, 60% dos raios solares atravessam as nuvens.

• Hidrate-se com frequência.

Em caso de queimadura

• Se a pele ficar vermelha, use creme hidratante e faça compressas frias com soro ou água gelada.

• Se a queimadura for mais grave, com formação de bolhas e sintoma de febre, procure atendimento médico. Não use produtos como vinagre, pasta de dente etc.

Fontes: SBD e INC.



Fonte: GAZETA DO POVO - PR 28/12/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário