quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

TPM interfere nos relacionamentos


Nutricionistas sugerem dieta que melhora o metabolismo e ajuda a aliviar as tensões. Pesquisa mostra que 80% das brasileiras sofrem de TPM.

Pesquisa do Centro de Saúde Reprodutiva de Campinas em parceria com a Unicamp revela que oito entre dez brasileiras sofrem de tensão pré-menstrual. Segundo o estudo, a TPM afeta o relacionamento amoroso de 56% das mulheres, interfere na relação com a família de 50% delas e no trabalho para 47%.

 


O distúrbio acontece porque quando a mulher vai menstruar, o corpo absorve pouco as vitaminas e os minerais dos alimentos. Por isso, neste período, a dica é abusar das frutas, verduras e legumes. Maracujá, cenoura, romã e folhas verdes escuras, como rúcula, agrião e alface, são boas escolhas. Mamão, banana, abacate e castanhas também ajudam e regulam o intestino.

“O ideal é comer no mínimo três frutas ao dia e beber, pelo menos, 200 ml de suco. Verduras, principalmente na hora do almoço, com um pratinho de sobremesa e, no jantar, também um pratinho de sobremesa cheio”, sugere a nutricionista Alessandra Missio.

Ingerir alimentos diuréticos também é boa opção. “Os diuréticos são aqueles que ajudam a mulher a eliminar a água que ela pode estar retendo e pode causar inchaço na TPM. Temos a melancia, a laranja lima, o melão e a própria água, que se deve ser ingerida dois litros ao dia”, explica a nutricionista.



Pelo menos quinze dias antes do início do ciclo menstrual, os nutricionistas orientam reduzir o consumo de alimentos que aceleram o metabolismo, como chá preto, café e chocolate. Outro vilão nesta fase é o sal em excesso, já que o sódio aumenta a retenção de líquidos e os estimulantes aceleram a atividade cerebral e deixam a mulher ainda mais irritada. "Produtos embutidos, condimentados e temperos prontos também devem ser evitados", completa Alessandra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário