terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Porque a pele morena fica com manchas brancas no verão?

Chega o verão, as pessoas se expõe mais ao Sol e um dos efeitos colaterais são as manchas brancas que aparecem na pele principalmente das pessoas mais morenas. Trata-se da pitiríase alba. Mas o que é isso afinal?



Na verdade o mecanismo que causa a pitiríase alba ainda não é totalmente conhecido, mas o que se sabe é que a melanina produzida acaba não sendo transferida para as células mais superficiais da pele, e nessas regiões a pele fica mais clara.



A pitiríase alba muitas vezes é confundida com a pitiríase versicolor, que é causada por fungo. A diferença é que na pitiríase versicolor as manchas são de coloração variável (indo do branco ao castanho) e ocorre porque o fungo converte o ácido graxo presente na pele em ácido azeláico que tem poder despigmentante. Na dúvida entre os dois problemas pode-se fazer um exame micológico para verificar se há ou não a presença de fungos na região.



A pitiríase alba está relacionada com doenças atópicas. Então quem tem dermatite atópica, asma ou rinite alérgica tem mais chance de desenvolver as manchas da pitiríase alba. Assim como as outras doenças atópicas a pitiríase alba é mais comum em crianças e adolescentes mas também pode continuar na idade adulta.



A melhor forma de prevenir a pitiríase alba é através de uma proteção solar eficiente. Além disso, quem costuma desenvolver o problema deve manter sempre a pele hidratada, especialmente após a exposição solar. Então valem as dicas que a gente costuma dar para quem tem a pele ressecada: banhos rápidos e mornos, pouco ou nenhum sabonete (se for usar dar preferência aos sabonetes líquidos e neutros, que na verdade têm o mesmo pH dos não-neutros mas possui menos substâncias irritantes como fragrâncias) e cremes hidratantes ao acordar, antes de dormir e depois do banho ou da exposição solar. Cremes com corticóides ou ácido salicílico não tem poder superior aos hidratantes e portanto não devem ser usados para tratar a pitiríase alba.



Então se você costuma ter a sua pele morena manchada depois do Sol tái mais um motivo para não esquecer de usar o filtro solar direitinho, reaplicar a cada duas horas se estiver na praia ou pelo menos no meio do dia quando não for ficar ao ar livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário