quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Conheça alimentos fotoprotetores que contribuem com a saúde da pele

A exposição excessiva à radiação ultravioleta do sol promove graves alterações cutâneas, como envelhecimento precoce, atrofia da epiderme ou hiperqueratose e doenças da pele, como o câncer.

Além do uso de fotoprotetores externos (protetores solares), o uso dos fotoprotetores internos (nutrientes) é de extrema importância, já que estamos expostos ao sol diariamente.



Pesquisas recentes têm mostrado que nutrientes com ação fotoprotetora são uma excelente opção para combater e minimizar os efeitos nocivos da exposição solar.



Quando usamos filtros solares, estamos bloqueando parte da radiação que atinge a pele. Quando temos uma alimentação balanceada, rica em nutrientes com ação fotoprotetora e antioxidantes estamos fortalecendo os sistemas de defesa das células, principalmente a defesa contra os radicais livres gerados pelo sol e a inflamação.



Conheça alguns alimentos com essas propriedades:





Amêndoas



Ricas em vitamina E, são um bloqueador potente da luz solar! Antioxidantes, ajudam a proteger as células da pele contra a luz ultravioleta e outros fatores ambientais que geram radicais livres que, quando presentes em quantidades aumentadas, causam o envelhecimento da pele.



Cenouras e Goiabas



Fontes de betacaroteno, um potente antioxidante que é precursor da vitamina A. O betacaroteno impede os danos dos radicais livres gerados pela exposição solar. A vitamina A melhora a saúde dos globos oculares, ajuda a clarear a pele, e previne o aparecimento de acne.



Cacau



Possui flavonoides em sua composição, que são um grupo de antioxidantes capazes de melhorar a aparência das peles ásperas e de proteger contra os danos do sol. Estudos recentes mostraram que o consumo diário de cacau melhora a saúde da pele e causa maior resistência aos efeitos dos raios UV.



Semente de Linhaça



Possui ácidos graxos ômega-3, que melhoram a aparência das manchas de pele e ajudam a minimizar as linhas de expressão. Estudos mostram que o consumo desses ácidos graxos melhora a hidratação da pele e previne o aparecimento de rugas.



Chá Verde



Quando quente, libera catequinas, um tipo de antioxidante com propriedades anti-inflamatórias e anticâncer comprovadas! Além disso, ainda dá uma forcinha pra saúde da pele, neutralizando as alterações causadas pela exposição à luz solar!



Espinafre



Rico em ácido fólico. Estudos mostram que o folato reforça a capacidade da pele de se renovar, o que previne o envelhecimento.



Tomate



Quando aquecido, libera o licopeno, que é um antioxidante. Ajuda na eliminação dos radicais livres, e previne o envelhecimento da pele causado pelos raios ultravioleta.



Castanha-do-Pará



Rica em selênio. Esse nutriente ajuda a preservar a elastina, uma proteína que mantém a pele lisa e firme. Estudos mostram que ele é um excelente protetor contra os efeitos maléficos do sol: reduz os níveis de radicais livres decorrentes da exposição solar e previne o envelhecimento da pele.

Levando-se em consideração que vivemos em um país tropical, onde o sol brilha na maior parte do tempo, é muito importante educar a alimentação, sem deixar de lado o protetor solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário