segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Farmácia Avallone apaixonados por saúde!!! Informação também é saúde!

Bom dia a todos!!! Eu, Afonso Henrique Avallone, farmacêutico responsável pela Farmácia Avallone, gostaria de usar este espaço para dividir com vocês experiências que tenho no balcão da farmácia. Diariamente atendo pacientes com dúvidas, que provavelmente sejam comum a muitas pessoas e com isso pretendo de alguma forma estar levando informações úteis até vocês.
 
Hoje atendi uma senhora que veio me agradecer pelo esclarecimento que eu havia lhe dado semana passada. Na ocasião ela reclamou que mesmo tomando OMEPRAZOL sua azia e queimação não melhorava muito, ela achava que este medicamento já não estava fazendo tanto efeito e era preciso tomar outros antiácidos.
 
Acontece que esta senhora não estava tomando o medicamento de maneira correta.
O Omeprazol é um medicamento que inibe a produção de ácidos pelas células do estômago, ou seja, ele faz com que o estômago produza menos ácidos, porém ele tem que ser tomado em jejum ou longe das refeições para que o estômago não produza tanto ácido,  evitando assim a azia e queimação.
 
Se a pessoa já está com azia ou queimação, é porque o estômago já produziu muitos ácidos e neste caso o Omeprazol não vai resolver, a melhor solução seria algum antiácido comum como sal de fruta, estomazil , magnésia bisurada, ..... que reagem com o ácido já produzido e neutraliza-o.
 
Portanto o Omeprazol ou qualquer outro medicamento da classe dos IBP (pantoprazol, lanzoprazol, esomeprazol, rabeprazol,..) devem ser tomados em jejum ou longe das refeições para seu melhor efeito.
 
Espero ter contribuido para a melhor utilização destes medicamentos. Obrigado!
 
Estas informações são apenas de caráter explicativo, não substituem a consulta com seu médico. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário