terça-feira, 23 de agosto de 2011

Felicidade é aliada no tratamento do câncer.



Pesquisas afirmam que bom humor e auto-estima podem ajudar na ação do sistema imunológico, fazendo com que o tratamento seja mais eficaz. Um paciente triste, depressivo e desmotivado tem seu sistema imunológico afetado e assim se torna mais vulnerável a inúmeras doenças. Enfrentar o câncer não é uma decisão fácil, mas contar com o apoio de parentes, amigos e até mesmo do médico, pode ajudar e muito nesse processo.

Segundo a psicóloga Thereza Motta, ter uma equipe de apoio é essencial para compartilhar as experiências e dificuldades. "No hospital, temos para as crianças os Doutores da Alegria, as brinquedotecas... Então há toda uma infraestrutura que ajuda o pequeno a entender que, apesar de estar doente, não precisa viver a doença as 24 horas do dia [...] Já no caso de adolescentes e adultos, os grupos de apoio são uma oportunidade que o paciente tem de socializar", afirma.

Outro fator que influencia a aproximação de parentes e amigos após a descoberta da doença é a dificuldade em não saber lidar com a situação. "O importante nesse momento é não se afastar, estar sempre junto. Não precisa ter sempre algo para dizer, mas principalmente tempo e paciência para escutar, e entender as mudanças que vão ocorrer", garante a especialista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário