A Organização Mundial da Saúde publicou um alerta sobre os males do cigarro e suas complicações futuras. Segundo o relatório 8 milhões de pessoas morrerão anualmente até 2030 por causa do tabaco, caso seja mantida a tendência atual de consumo no mundo todo. Dentre essas mortes prematuras, mais de 80% acontecerão em países menos desenvolvidos.
Em 2008, a OMS iniciou a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, propondo que os países tomassem medidas para reduzir o consumo de tabaco, criando zonas livres de fumo, imagens de advertência nos maços, proibição da publicidade, aumento dos impostos sobre o produto e campanhas de conscientização. Desde então, foram registrados avanços em todas as áreas e já são 30 os países que incluíram em suas legislações alguma medida contra o fumo.
Para a organização, o maior progresso foi alcançado na inclusão de advertências sobre os danos para a saúde do tabaco nos maços, medida que desde 2008 protege cerca de 458 milhões de pessoas - mais que o dobro da população coberta por esta medida antes dessa data.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário