terça-feira, 23 de agosto de 2011

Nove dicas para ter uma vida saudável e se prevenir dos males do câncer.





A forma mais efetiva de se prevenir contra o câncer é ter hábitos saudáveis e sempre estar em dia com a saúde. E seguir alguns mandamentos básicos e fáceis de incorporar na rotina podem fazer toda a diferença.


1. Tenha uma boa noite de sono
Dormir bem potencializa ainda mais o sistema imunológico do ser humano. Além disso, é durante o sono que o corpo produz o hormônio melatonina que regula o sistema biológico e tem efeito antioxidante, agindo como uma blindagem contra os tumores. Vale lembrar que para uma boa noite de sono é necessário respeitar certos horários: o pico de melatonina é por volta da uma da manhã e para obter proveito máximo a pessoa precisa estar dormindo há pelo menos uma ou duas horas antes desse período. Trocar o dia pela noite também não é o ideal, pois é no escuro que as fases reparadoras do sono são mais eficazes.

2. Sempre faça sexo seguro
Usar camisinha previne a AIDS e doenças sexualmente transmissíveis, entre elas o papiloma vírus humano, conhecido como HPV e responsável por quase 99% dos cânceres de colo de útero. Além disso, esse vírus também está associado a 75% dos casos de câncer de pênis e há ainda especialistas que o classificam como um gatilho para alguns tumores de boca.

3. Mantenha-se no peso ideal
Os quilos a mais que carregamos podem ajudar um possível tumor a se desenvolver. O excesso de gordura facilita a produção de substâncias que estimulam o surgimento de células precursoras do câncer. Além disso, o tecido gorduroso produz focos de inflamação que, em abundância, podem favorecer a transformação de células saudáveis em cancerosas. Dentre os cânceres associados à obesidade estão o câncer de mama após a menopausa, de esôfago, rim, vesícula e pâncreas.

4. Acrescente cinco vegetais ao cardápio diário
Os vegetais são famosos pela sua ação benéfica ao ser humano e consumir no mínimo cinco alimentos dessa classe por dia auxilia na prevenção de diversas doenças, entre elas o câncer. O licopeno presente no tomate e o betacaroteno no mamão, por exemplo, são oxidantes naturais anulando os radicais livres que danificam o DNA das células. Outro importante elemento nessa prevenção é o selênio presente na castanha-do-pará que induz a destruição das células cancerosas.

5. Proteja-se do sol
Usar protetor solar é essencial, tanto no verão quanto no inverno. A exposição exagerada aos raios ultravioletas é a principal causa do câncer de pele e por isso incluir na rotina de cuidados diários o uso do protetor solar é de extrema importância.

6. Fique longe do fumo
Não é segredo que o cigarro é um dos maiores vilões do corpo humano. Suas substancias químicas favorecem o surgimento de células cancerígenas, em todo o corpo, não só no pulmão, e culminam em inúmeras outras doenças. Se você é fumante procure apoio para largar o vicio. Já se você convive em um ambiente com pessoas que fumam, evite permanecer no ambiente com cigarro.

7. Evite o excesso de álcool
Assim como o cigarro, o álcool também é associado com inúmeras doenças e pode contribuir para o aparecimento do câncer. Algumas pesquisam apontam que tomar doses moderadas podem ser benéficas, porém quando em excesso seu efeito é prejudicial. Essa substância tem relação direta com o câncer de fígado, por exemplo e também age como solvente na mucosa da boca o que facilita a ação de agentes tóxicos, como os do cigarro. Não existe um volume específico que seja considerado o ideal, porque seu efeito varia de organismo para organismo, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os homens não ultrapassem duas doses, já as mulheres devem parar na primeira.

8. Tenha um hobby
Reserve uma hora do seu dia para se dedicar àquilo que gosta. Leia, escreva, medite, cozinhe ou tire um momento para você. Fazer algo que lhe dê prazer alivia as tensões do dia a dia e fortalece o sistema imunológico.

9. Movimente-se
Fazer alguma atividade física diariamente, por no mínimo meia hora, espanta o sedentarismo, proporciona uma vida mais saudável e pode reduzir o riso de câncer de cólon e mama. O exercício incentiva o intestino a trabalhar melhor, reduzindo o tempo de contato com substâncias tóxicas eliminadas nas fezes. Ao fazer exercícios, o corpo da mulher regula a produção do hormônio feminino e elimina o excesso de gordura, dois fatores que alimentam a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário